terça-feira, 29 de novembro de 2011

Galinhada



Estreia da minha panela Staub. Devo dizer que é maravilhosa, qualidade incrível, mas particularmente gosto do esmalte interno mais clarinho da Le Creuset.
Para mim as panelas de ferro são perfeitas para fazer cozidos, sopas, risottos, ensopados, comidas com molho... gente, não é frescura mas realmente a comida fica diferente. Elas são muito pesadas e quando tampadas viram tipo uma panela de pressão, porque o calor não fica "escapando" pela tampa, o fundo grosso e o esmalte perfeito não deixam a comida grudar, resumindo: vale à pena o investimento.

Existem muitas receitas de galinhada por aí, com muitas variações, já vi com palmito, com ervilha, com pimentão, de modo que você pode usar os ingredientes que mais lhe agradarem. Nessa eu usei só o frango e o milho.
Vamos aos ingredientes:

- 6 sobrecoxas com pele temperadas com pelo menos 4 horas de antecedência;
- 4 colheres (sopa) de azeite;
- 1 cebola picada;
- 3 dentes de alho picados;
- 1 tomate sem pele e sem semente picado;
- 1/2 lata de milho verde (sem o líquido);
- 1 tablete ou 1 pacote (se for em pó) de caldo de galinha;
- 2 xícaras de arroz;
- sal, pimenta, salsinha de acordo com o seu gosto.

Aqueça o azeite coloque os pedaços de frango na panela com a pele virada para baixo. Quando estiverem bem corados vire-os e retire as peles (faço isso sem tirar da panela mesmo). É importante esse processo para aproveitar a gordura que solta da pele, ela dá sabor ao prato. Junte a cebola e vá mexendo em fogo baixo, quando ela murchar some o alho. Refogue por mais alguns minutos e adicione o tomate e o milho. Tampe a panela para os ingredientes se integrarem.


Na sequencia, junte o caldo de galinha (usei em pó) e o arroz (eu acrescentei ainda uma colher de sobremesa de sal). Cubra com água fervente até passar 1 dedinho do nível do arroz. Mantenha em fogo baixo e quando a água baixar até o nível do arroz, tampe a panela para terminar de cozinhar. Vá experimentando de tempos em tempos, se achar necessário coloque mais água até o arroz estar bem cozido.
O importante nesse prato é que o frango esteja muito bem temperado, um pouco mais do que o habitual porque o tempero vai se dissipar no arroz. No meu frango tinha colorau, pimenta, sal, vinagre, mostarda e shoyu.
Essa receita serve bem atém 4 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário